top of page

Nosso Hinário em Formação:

Salmos e Hinos Para a Adoração Reformada

   Esse pequeno hinário em formação é um esforço inicial para a construção de uma coleção mais ampla de Salmos e hinos para a adoração Cristã Reformada. Nosso desejo e oração é para que o povo de Deus, em toda parte, adore a Deus de um modo digno e inteligente, através de hinos que comuniquem as verdades das Escrituras, assim honrando o princípio estabelecido pelo próprio Senhor Jesus para a adoração: que o Seu povo adore “em espírito e em verdade”. Isto é, em “espírito”: não com ações corporais, mas com a mente; e “em verdade”: com sentimentos inteligentes que fluem de uma mente racional e sincera, e com base nas Escrituras, que é a verdade de Deus revelada.

   Esse hinário é moldado no livro dos Salmos. Cremos que o livro dos Salmos é um manual de louvor inspirado para o povo de Deus em todas as épocas. Seus temas, e seu balanço de louvor objetivo, reflexão subjetiva, arrependimento, intercessão, etc. deveria moldar toda nossa adoração. Assim tomamos o livro dos Salmos como nosso modelo, acomodando os Salmos à adoração cristã.

   Essa seleção de Salmos metrificados e hinos é também inspirada na riqueza espiritual de dois grandes hinários: o hinário compilado por C. H. Spurgeon em 1866, e usado por inúmeras igrejas por muitos anos; e também o atual hinário do Tabernáculo Metropolitano de Londres. Ambos os hinários são ricos em seu número de Salmos metrificados e hinos de profundo caráter espiritual e experimental.

   Hinos não são apenas para serem cantados, mas são também usados para a leitura devocional pessoal. Observe que a maioria dos hinos em nosso hinário é acompanhado de um texto bíblico no qual está baseado; o texto bíblico pode ser utilizado para a meditação devocional pessoal e em família nos lares, seguida do louvor cantado.

   Zelando pelos princípios da fé, não incluímos hinos não trinitarianos, modernístas, sacramentais, ou animistas em caráter.

Considerando também a obra de evangelização da geração em crescimento, incluímos em nosso hinário algo que não se encontra em outros hinários similares: um número de hinos curtos e coros para uso na adoração com crianças e adolescentes mais novos.

A preparação de um hinário é um empreendimento considerável, envolvendo grande esforço e dedicação. Assim, como igreja, e em oração, nos lançamos nas mãos do Senhor, rogando sua benção e direção nessa obra que aqui se inicia. Para o louvor de Sua glória e a alegria de Seu povo.

Pastor Ábner Eliel Araújo, Julho 2014

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros; com salmos, hinos e cânticos espirituais cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” - Colossenses 3.16

 

Queridos irmãos e amigos,

   Deus não nos deixou à mercê de nossa imaginação e arbítrio para decidir de modo subjetivo o formato e o conteúdo de Sua adoração. Ele mesmo instituiu as normas e os princípios reguladores a serem seguidos pelo Seu povo. O Deus revelado nas Escrituras, o nosso Deus, é um Deus de ordem que estabeleceu todas as coisas necessárias para nosso relacionamento com Ele. Assim também é caracterizada Sua adoração, pois ela foi instituída também por Ele! Deste modo, a influência da subjetividade humana com seus gostos e inclinações não deve ser o critério condutor na seleção de hinos para a adoração a Deus pelo Seu povo. Assim, quando se trata da adoração do Deus Triuno em Sua Igreja, toda reverência e submissão aos princípios estabelecidos por Ele mesmo, em Sua própria Palavra e para Sua Própria adoração são uma prova de nosso amor por Ele (João 14.21 e 24).

   Esta subjetividade humana que interfere na adoração tem marcado inúmeros projetos de organização de hinários e livros de música para uso nas igrejas pelas várias denominações cristãs nos anos recentes. Em muitos desses hinários o critério de seleção e escolha de hinos é caracterizado por um foco no indivíduo (o crente e seus sentimentos e aspirações), mais que no próprio Deus, conforme Ele é revelado em Sua Palavra, e nas doutrinas da soberana graça de Deus. Esta é uma grande falha, e a característica de nossa era tão relativista e antropocêntrica.

   Assim, na formação desse livro de Salmos e Hinos, desejamos honrar diretrizes bíblicas e padrões históricos que destacam as qualidades mínimas necessárias para a composição e seleção de bons hinos. O Pr. Peter Masters em seu livro A Essência da Adoração apresenta as seguintes diretrizes úteis para esse tipo de trabalho:

1. “O primeiro padrão de um hino de qualidade é que ele deve refletir o exemplo e o método dos Salmos - o Hinário do Antigo Testamento, inspirado por Deus. Em diversas maneiras o livro dos Salmos deveria moldar os hinos compostos pelo homem. Os hinos, por exemplo, deveriam imitar os tópicos apresentados nos Salmos e o equilíbrio dos componentes do louvor. Talvez o maior afastamento do louvor de nossos dias quando comparado aos hinos tradicionais, é que o novo louvor de nossos dias abandonou o princípio dos Salmos. O novo louvor certamente usa alguns Salmos selecionados, mas em seus novos cânticos e hinos, o padrão “intelectual” dos Salmos é ignorado, bem como a sua dignidade, reverência, caráter elevado, estilo de louvor e equilíbrio de doutrinas”.

2. “O segundo padrão para um hino excelente é a edificação do adorador. O hino lhe acrescentará algo. Talvez o hino explicará e aplicará a Palavra ao coração do adorador. Dará uma oportunidade a uma resposta sincera aquilo que foi entendido. Como um Salmo o hino deve ser profundo e, ao mesmo tempo, assimilável ao entendimento de qualquer pessoa, mas nunca será complexo demais à mente humana. Este é o padrão dos Salmos, nem muito elevado, nem muito superficial (diferente dos cânticos modernos que são quase sempre superficiais). Um hino excelente terá a capacidade de esclarecerá verdades bíblicas e abordará frequentemente algum aspecto definido de nossa experiência espiritual. Isto é o que procuramos em um hino: algo bom, substancial, que eleve nossa alma e seja relativamente simples. Bons hinos instruem pessoas de todas as classes sociais nas grandes doutrinas cristãs. Muitos hinos do passado, diferentemente dos cânticos modernos, tratavam de verdades consistentes e ajudavam a desenvolver crentes maduros e profundos. A pergunta sugerida por Paulo: “isto edifica?” pode ser aplicada aos cânticos e hinos de nossos dias. O que eles tem realmente proporcionado? Tem elevado meu entendimento e santidade? Tem me ajudado a crescer não apenas em um nível emocional, mas também em um nível verdadeiramente espiritual?”

3. “O terceiro padrão de um hino e valor é a reverência. O hino irá se dirigir ao Deus Todo-Poderoso. Não será meramente sentimental. Não tratará a Deus como um “camarada”. Terá reverencia dirigindo-se àquele que é sublime e elevado. Mais uma vez devemos insistir que o hino seja inteligente (racional), visto que isso constitui uma parte da reverência. Como posso mostrar reverência a Deus se canto uma música banal que contem, talvez, apenas quatro palavras eficazes? Certamente estarei insultando a Deus e rebaixando-O ao nível infantil. Se um hino não é inteligente, nada fará por nós, nem será digno de ser cantado ao Deus Todo-Poderoso”. 

4. “O quarto padrão para um hino excelente é a apresentação clara de doutrinas. O hino não pode ser ambíguo nem vago. Deve ser claro a ponto de ofender as pessoas, se estas não acreditam na opinião ou na doutrina. Se um hino é tão inofensivo que goza de aceitação geral, é claro que está se desviando do padrão. Se escritores procuram falar de maneira vaga e genérica, de modo que pessoas de qualquer religião apreciem suas palavras, podem não estar produzindo hinos dignos. Se satisfazem todas as posições teológicas, como podem estar ampliando o entendimento daqueles que louvam a Deus? É interessante observar que as musicas, cânticos e hinos do louvor contemporâneo são muitíssimos populares entre evangélicos liberais, neopentecostais, e congregações católicas em todo lugar. O efeito de hinos e cânticos vagos e superficiais é extremamente prejudicial para uma igreja fiel, porque treinam as pessoas a adorarem apenas com a metade de sua sinceridade e seriedade. Se desejamos ensinar a igreja a cantar sem entendimento firme e sinceridade, então cânticos e hinos vagos ou com arranjos belíssimos e ideias sem significado atingirão esse objetivo. As pessoas aprenderão a aceitar o “louvor medíocre” e logo serão obrigadas a obter mais prazer na música do que nas palavras”.

5. “O quinto padrão de um hino excelente é que ele deve evitar versos excessivamente requintados e ter clareza de expressão. Um hino excelente não é um exercício de embelezamento poético. Não sufoca os seus sentimentos (os sentimento do hino) com excesso de eloquência e requinte, porque o povo de Deus deve cantar com entendimento (1 Coríntios 14.15). Os bons escritores de hinos possuíam sempre um grande vocabulário, mas claramente restringiam o seu uso, para que a letra fosse entendida. O peta secular é livre para exaltar-se a si mesmo e exibir seus dotes, mas um hino é bem diferente de um poema secular. A característica dos grandes hinos é a combinação de profundidade e simplicidade”.

6. “O sexto padrão de um hino excelente é que ele será caracterizado por uma rima sensível e boa estrutura... não apresenta linhas forçadas ou “pequenos erros”... sustenta e desenvolve seu tema através dos versos. O autor não muda o assunto apenas porque não pode manter a rima ou a métrica em harmonia com o tema iniciado... não é um conjunto de fragmentos e ideias...”

7. “O sétimo padrão de um hino excelente é ausência de afirmações místicas. Alguns hinos são levemente místicos... devemos evitar usá-los. Um bom hino usará as figuras e a linguagem bíblicas onde for possível, mas não se tornará intencionalmente alienado da realidade...”
Para a formação desse livro de Salmos e hinos, buscamos por hinos que melhor expressam as doutrinas da graça soberana; e ao fazê-lo seguimos essas sete qualidades ou padrões, enunciados acima, como critério de triagem, tradução e composição....”

Que o Senhor se apraza em usar esse hinário de Salmos e hinos para a glória e louvor do Seu nome, em Sua Igreja deste lado do Céu.

Diretrizes Para a Formação de
um Hinário Reformado

Hinos entoados
na adoração congregacional na
Igreja Batista Reformada da Palavra

bottom of page