O Trabalho Vital de Evangelizar Crianças e Adolescentes

O Comando do Senhor: “Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais; porque das tais é o reino de Deus”  – Marcos 10.14

   Este é um texto muito familiar da Palavra de Deus, e fala sobre a necessidade de pregar o Evangelho a geração em crescimento de crianças e adolescentes - levá-los ao Salvador.

Diante de nós está um comando do Mestre e não uma mera sugestão. “Deixai vir a mim” significa que os empecilhos devem ser retirados do caminho delas, e elas conduzidas a Cristo e seu Evangelho da graça redentora. E assim, sobre todo discípulo e todas as igrejas de Jesus Cristo está a responsabilidade de incluir crianças e adolescentes na Grande Comissão.

   Muitos em nossos dias parecem esquecer que crianças e adolescentes possuem almas eternas, e se partirem para a eternidade, sem Cristo, como pecadoras que são estão tão condenadas quanto um adulto não convertido. Porém, muitas igrejas estão esperando que elas primeiro cresçam para somente então pregar a elas o Evangelho com seriedade. Mas o comando de Cristo é: “deixai vir a mim as crianças”.

   A infância e adolescência é o melhor período para pregar o Evangelho a uma alma eterna. É o período em que uma pessoa está formando suas concepções do mundo. Todos fomos criados com a percepção de que existe um Criador, e esta percepção é mais vivida na consciência das crianças; antes que os anos de rebelião cheguem, quando começam a lutar contra a voz de Deus na consciência, elas podem ouvir o Evangelho e recebem como verdadeira a mensagem que é transmitida.  Ao contrário dos adultos, já contaminados pelo ceticismo e descrença de nossos dias, a infância e a adolescência são o melhor momento para trazer almas eternas para Cristo.  E elas devem ser trazidas!

   Cristo ama crianças e adolescentes. No capitulo 18.14 de Mateus lemos estas palavras do Salvador: “Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos Céus, que um destes pequeninos se perca.” É a vontade dele que o seu Evangelho seja pregado a elas. O coração de Deus é para com os mais novos, e o Espírito de Deus é capaz de levá-las a crer. Crianças e adolescentes precisam do Evangelho.

   As pessoas ficam frustradas e dizem: “quão difíceis são as crianças e adolescentes hoje", “como é difícil muda-las e reformá-las...”. Mas nosso trabalho não é mudá-las, e sim trazê-las até Cristo (“deixai vir a mim...”) àquele que tem poder para transformá-las. E, se trouxermos, Ele colocará as mãos sobre elas e as preparará para a eternidade (vs. 16).

   Crianças podem buscar e encontrar o Senhor. Provérbios 8.17 diz: “eu amo os que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão”.  Samuel veio ao Senhor quando ainda era criança; Davi conheceu ao Senhor quando ainda era adolescente; Timóteo ouviu as palavras da vida eterna de sua avó e sua mãe quando ainda pequeno.

Qual a melhor maneira de reunir crianças e adolescentes e evangeliza-las?  

   A resposta, sem dúvida tem sido: através de uma EBD de caráter evangelística! Existem muitas maneiras de reunir e evangelizar crianças e adolescentes, mas é um fato que algumas são mais eficazes que outras. Ao longo da história do esforço do povo de Deus para incorporar os mais novos na Grande Comissão (começando com os Reformadores, e desde então até o século 20), a forma mais efetiva, mais frutífera e mais duradoura tem sido o evangelismo realizado pela Igreja, regularmente, todos os domingos. E isso foi chamado de Escola Bíblia Dominical. De fato a EBD nasceu evangelística.

   Escolas Bíblicas Dominicais Evangelísticas quando conduzidas com visão, vigor e verdadeiro propósito evangelístico, alcançam grandes coisas; e suas virtudes exclusivas devem ser apreciadas e promovidas. Diferentemente de quaisquer outros agentes, elas capacitam a igreja a alcançar para o Salvador uma grande parte desta geração em fase de crescimento que vive na vizinhança da igreja, e muito além.

   Todavia, há outros atributos especiais e gloriosos que deveríamos valorizar grandemente na Escola Dominical Evangelística. Por exemplo: A Escola Dominical protege o menor como nenhuma outra entidade na face da terra. Ela reúne os mais novos da comunidade e os resgata do horrível abuso mental causado pelo mundo de hoje. Ela livra as crianças do “homicídio” da alma, algo que é perpetuado sem misericórdia por uma era maligna, arrogante e apóstata. Ela salva a vida dos mais jovens da dor e do dano causados por uma sociedade permissiva. Que o Senhor abençoe nossas Escolas Dominicais Evangelísticas de tal forma que as crianças e os adolescentes venham a crescer, mesmo que ainda não salvos, livres dos piores excessos do pecado!

   Nas comunidades ao redor de nossas igrejas há um número incontável de crianças e adolescentes que neste exato momento estão sendo submetidas a uma terrível lavagem cerebral anticristã; e somente a Escola Bíblica Dominical Evangelística pode ajudá-los de maneira efetiva; ela pode preservá-las de serem feridas e enganadas por este mundo decadente, e de sofrerem danos irreversíveis. Nada derruba as defesas do diabo como uma  EBD Evangelística. Em comunidades onde há um alto nível de uso de drogas, alcoolismo, de crime e ódio para com as coisas de Deus é realmente muito difícil para crentes, em visitas a esses locais, conseguir adentrar os lares e falar com adultos de modo confiável. Como podemos alcançar tais lares? As fortalezas do diabo parecem impregnáveis. A EBD Evangelística alcança os lares. Pais que bateriam a porta caso a visita fosse com o intuito de alcançá-los, enviam seus filhos para a EBDE, e então eles mesmos gradualmente se tornarão mais simpáticos com a igreja. Irmãos mais velhos, mesmo aqueles inalcançáveis devido ao seu apego aos ídolos da juventude, ou mesmo às drogas, poderão um dia ser tocados porque a igreja se importou com os pequeninos e tem desenvolvido um contato de credibilidade com seus lares.

   A EBD Evangelística é também o maior de todos os trabalhos sociais com o qual poderíamos nos envolver. Há crianças hoje que são agredidas, desprezadas e nunca amadas, chegando a sofrer abusos; crianças cuja única chance de se tornarem pessoas sãs, e de caráter, acontece através do ministério de evangelismo de crianças. É na equipe da EBD Evangelística, semanalmente, que essas crianças encontram pessoas que se relacionam e se preocupam com elas.

   À parte de seu ministério de salvação, proteção e advertência às almas, a EBD Evangelística também abençoa a igreja adulta de um modo significativamente profundo. E ela o faz, primeiramente, ao prover importantes oportunidades de serviço cristão a todos os crentes. Por outro lado, a EBD Evangelística chamará nossa atenção para aqueles que são realmente aptos a ensinar, testando-os no que se refere à dedicação e grandeza de coração, para poderem servir na Igreja também em outros ministérios. Se uma um adulto não possui compaixão para com os mais novos, dificilmente poderá representar a Cristo em qualquer âmbito.

   EBD Evangelísticas, sem dúvida alguma, são não apenas o melhor, mas geralmente o único meio prático e ficaz de se alcançar um grande número de crianças e adolescentes em nossas comunidades. Acaso temos perdido a visão das oportunidades e possibilidade que ela proporciona para a igreja? Que Deus nos ajude a ver uma vez mais os maravilhosos méritos e oportunidades da EBD Evangelística.

 

Pr. Ábner Eliel Araújo

MAPA DO SITE
LOCALIZAÇÃO

Rua Bom Pastor, 2167 - Ipiranga

São Paulo / SP - CEP 04203-052

 

contato@igrejabatistareformada.org.br

+55 (11) 96076-2001

© 2018 Igreja Batista Reformada da Palavra.