PACTO DE FAMÍLIA

Hebreus 10.24-25

Esta famosa promessa, um compromisso de unidade espiritual, é o documento de Aliança Solene que muitas congregações Batistas Reformadas do povo de Deus têm adotado ao longo de sua história. Temos aqui este grande resumo de deveres cristão, com o qual os novos membros da Igreja Batista Reformada da Palavra subscrevem. Em séculos anteriores esta Aliança era lida no começo de cada Ceia do Senhor. Hoje ela tem servido para nossa congregação como uma bela recordação daquilo que o Senhor requer de crentes sinceros.

Na presença de Deus e uns dos outros, reconhecendo nossa própria indignidade e com profundo senso de nossa vergonha por todos os nossos pecados, nos entregamos ao Senhor como igreja conforme a constituição apostólica, para que Ele seja nosso Deus, e nós o Seu povo. Nos submetemos e nos conformamos a todas as Suas santas leis e ordenanças para o nosso crescimento, confirmação e consolação; servindo-O em nossa geração e esperando a Sua segunda vinda como o nosso glorioso Esposo.

Nós, solenemente nos ligamos em uma união e comunhão santa, humildemente submetendo-nos à ordem de igreja do Novo Testamento e a todos os deveres santos requeridos de um povo em tal relação espiritual.

1. Prometemos andar em toda santidade, piedade, humildade e amor entre irmãos, tanto quanto haja em nós a capacidade de tornar a comunhão agradável a Deus, prazerosa a nós mesmos e amável para o resto do povo de Deus.

2. Prometemos vigiar zelando as conversações e a vida uns dos outros, não permitindo uns aos outros ao pecado. A incentivar uns aos outros ao amor e boas obras; a advertir, repreender e admoestar uns aos outros com mansidão, conforme as regras deixadas por Cristo para nós a este respeito.

3. Prometemos orar especialmente uns pelos outros e pela glória, aumento e proteção desta igreja, e a presença de Deus nela.

4. Nós prometemos carregar as cargas uns dos outros, apegar-nos uns aos outros, e ter um sentimento de companheirismo e simpatia uns para com os outros em todas as circunstâncias da vida.

5. Prometemos suportar as fraqueza e falhas uns dos outros, com grande ternura, sem falar sobre elas a outra pessoa de fora da igreja, nem de dentro da igreja (exceto quando de acordo com a regra do Novo Testamento em Mateus 18.15-17).

6. Prometemos esforçar-nos juntos em favor da verdade do Evangelho e da pureza dos caminhos e ordenanças de Deus; e evitar causas e causadores de divisão, esforçando-nos para guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Efésios 4.3).

7. Prometemos nos reunir assiduamente no Dia do Senhor, e em outras ocasiões conforme o Senhor nos dê oportunidade, para servir e glorificar a Deus por meio da adoração, para a edificação mútua e para trabalhar pelo bem da Sua igreja. Para fazer assim prometemos nos preparar de antemão, e devidamente, para estar na casa de Deu, e guardar o Dia do Senhor isento de atividades não espirituais desnecessárias (como comércio, lazeres, e questões pessoais desta vida) que poderiam ser realizadas e resolvidas antes ou após o domingo.

8. Prometemos, conforme a nossa capacidade, sustentar nosso pastor, tendo Deus ordenado que aqueles que pregam o Evangelho devem viver do Evangelho.

Humildemente nos submetemos a estes e a todos os demais deveres do Evangelho; diante de Deus prometendo e nos determinando a cumpri-los, não em nossa própria força, mas no poder e na força do Deus bendito, a quem pertencemos e a quem desejamos servir. A Ele seja a glória agora e para sempre. Amém.