top of page

Artigos

Tentação, Como a Atração por Pessoas
do Mesmo Sexo, é Pecado?

por Peter Masters

Com certa frequência ouve-se o seguinte: “Não é pecado ser tentado; só se torna pecado quando você sucumbe à tentação”. Mas, esta afirmação é bastante equivocada e imprópria, pois contraria muitas passagens bíblicas, e também as grandes confissões de fé. Para começar, essa declaração falha em distinguir entre tentações que vêm de fora de nós, e tentações que vêm de dentro de nós; e essa distinção é muito importante.

As Igrejas Devem Submeter-Se
às Instruções do Governo
Sobre a Pandemia do Coronavírus?

por Peter Masters

Depois de tantos meses de pandemia pode parecer tarde para comentar sobre o tema; mas
  recentemente dúvidas começam a surgir, e várias vozes no mundo cristão começam a questionar o cumprimento, por parte das igrejas, das regras governamentais sobre a pandemia, isto é: se igrejas deveriam seguir as instruções do governo sobre o coronavírus ou não.

Sobre as Manifestações Raciais
Públicas Recentes

por Peter Masters

À luz das recentes demonstrações realizadas pela organização Black Lives Matter - BLM (Vidas Negras Importam), gostaria de fazer esses comentários. Todos os atos e manifestações de desrespeito racial são vergonhosos para os cristãos sinceros. Tais atos são resultantes e fluem, obviamente, da Queda do homem no pecado. Todo ódio, toda postura de superioridade, todo desdém, todo tipo de perseguição de “outros” grupos étnicos e religiões, junto com toda perseguição ideológica (que é o maior algoz e executor nos tempos modernos), e todo preconceito de classe é proibido pelo Sexto Mandamento: “Não mataras”.

A Alegria Espiritual

por Peter Masters

Quando o Espírito Santo opera pela primeira vez em nossas vidas ele não transmite alegria, mas sim aflição. Ele move nossos corações complacentes e indiferentes, gerando um profundo senso de falência espiritual e destituição. Ele capacita que vejamos a nós mesmos de um modo que nunca escolheríamos
ver – como pecadores perdidos aos olhos de Deus. Ele nos leva ao arrependimento e fé, e experimentemos então uma obra transformadora em nossas vidas, incluindo nessa obra a outorga de alegria espiritual.

A Fusão do Calvinismo com o Mundanismo

por Peter Masters

Quando eu era jovem e recém-salvo, parecia que o principal objetivo de todos os crentes zelosos, quer Calvinistas ou Arminianos, era a consagração. Sermões, livros e conferências destacavam a consagração no espírito de Romanos 12.1-2, onde o apóstolo suplica aos fiéis que apresentem seus corpos em sacrifício
vivo, e não a serem conformados com este mundo. O coração era despertado e desafiado. Cristo deveria ser o Senhor de sua vida, e o ego devia ser rendido no altar do serviço dEle.

A Notável Precisão Científica da Bíblia

por David Cloud (FBIS)

A Bíblia não é um manual cientifico, mas é cientificamente precisa mesmo em suas primeiras páginas, que foram escritas há milhares de anos. Seguem alguns exemplos...

A Exploração do Pentecostalismo

pelo Papado
por Richard Bennett

O movimento pentecostal moderno é derivado do movimento de santidade do final do século 19. Como parte daquele movimento houve uma explosão do que foi chamado “batismo do Espírito” na Charles Parham’s Bethel Bible School em Topeka, Kansas, no dia 1°de janeiro de 1901. Em 1906, eventos similares começaram a acontecer na Azusa Street Mission (Missão da Rua Azusa), em Los Angeles. O movimento pentecostal gerou grande agitação...

A Idolatria Hoje
por Richard Bennett e Ábner Eliel Araújo

Hoje em dia, em um nível popular, a palavra “ídolo” está ligada apenas a idéia de uma imagem de um falso deus ou uma divindade pagã. No entanto, em dicionários bíblicos e teológicos, a palavra “ídolo” significa “a adoração de Deus por meio de imagens”, ou a adoração de Deus por meio de uma imagem ou símbolo. “Idolatria, no sentido exato, denota a adoração da divindade numa forma visível, sejam as imagens, às quais a deferência é oferecida, representações simbólicas do verdadeiro Deus ou de falsas divindades que foram feitas objetos de adoração em Seu lugar.”

A Doutrina Bíblica da Separação

por Peter Masters

É certamente um dever cristão vital que crentes se separem e se afastem de falsos mestres que negam os elementos fundamentais da fé. “Não se misturem com eles”, diz o apóstolo Paulo (veja
2 Coríntios 6.14), “não se associe”! Um número completo de referências bíblicas está no final do artigo. Esse dever de separação tornou-se conhecido como a doutrina da separação. 

Os 5 D's de Spurgeon - para Professores de Escola Dominical Evangelística

por Charles Haddon Spurgeon

Meus queridos amigos, eu tomo alegremente esta oportunidade para com toda sinceridade
saudá-los amavelmente. Vocês são meus leais companheiros de obra, e realizam um trabalho
grande e misericordioso, e necessitam das orações do povo de Deus.
Descansem assegurados em saber que eu não me esqueço dos seus trabalhos de amor, pois
vos carrego em meu coração. 

Vós Sois o Sal da Terra
por Gresham Machen

Sempre deve existir uma distinção nítida entre a igreja e o mundo. Se a igreja não está separada do mundo, ela se torna como o sal insípido, apto somente para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.
 “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” Mateus 5.13...

Então a Música é Neutra?

por David Cloud (FBIS)

A filosofia basilar tanto da Música Cristã Contemporânea (MCC) como da Adoração Cristã Contemporânea (ACC) está na ideia de que a música seja neutra, ou indiferente à moral; bem como na ideai de que qualquer gênero musical possa ser utilizado no culto ao Deus Santo. Observe os exemplos a seguir:...

Os Perigos do Universo da Fantasia, 
da Imaginação e da Literatura Fantástica

por David Cloud (FBIS)

Vivemos numa era em que a fantasia é guiada e influenciada pela tecnologia, num mundo em que cada dia mais e mais pessoas vivem dentro de universos fantasiosos. 
A imaginação do homem é um dom dado por Deus; e, embora possa ser tanto usada para o bem quanto para o mal, grande é o perigo em fantasiar, dada a condição caída do homem e a presença de forças espirituais das trevas. 

Não é a Sinceridade dos Músicos
o que Importa?

por David Cloud (FBIS)

As pessoas que defendem a música cristã contemporânea (MCC) costumam argumentar que a única coisa que importa é se os músicos estão ou não sendo sinceros. Atente-se à seguinte declaração feita pelo rockeiro cristão Mylon LeFevre:
“A música não se torna boa ou má por seu arranjo de notas ou estrutura do ritmo. A música é boa porque o coração da pessoa que a toca está rendendo louvores inocentes e sinceros ao nosso Deus”...

O Padrão-Modelo para a Igreja
por Peter Masters

Quando falamos da suficiência das Escrituras, queremos dizer que a Palavra de Deus provê tudo o que precisamos saber para sermos salvos, sermos santificados, adorarmos a Deus e organizar e operar a igreja de Deus (2 Timóteo 3.16-17). Historicamente, os Batistas, Independentes e a Igreja dos Irmãos (Brethren) têm de modo notório levado em conta a última parte desta definição, acreditando que há uma igreja modelo ou “padrão” no Novo Testamento, e que os apóstolos, de modo consciente e intencional, deixaram um plano que trás o selo da autoridade apostólica para ser implementado por todas as igrejas, até o fim dos tempos...

O Evangelho do Reino - Expondo os Erros do Dispensacionalismo
por Philip Mauro

O sistema moderno de “ensino dispensacional” é motivo de divisão e controvérsia entre aqueles seguidores de Cristo que deveriam estar, neste tempo de crise, firmemente unidos contra as forças poderosas de descrença e apostasia; e, ainda, que esse [sistema] tende a tornar a verdade vital da segunda vinda do Senhor em descrédito a muitas pessoas, porque esse [sistema] associa essa grande doutrina bíblica com vários detalhes especulativos para os quais
nenhum apoio bíblico pode ser encontrado.

A Adulação do Homem no livro "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren
por Richard Bennett

A degradação da natureza de Deus, tornando-o uma pessoa cegamente apaixonada que anseia por um relacionamento com o ser humano pecador é apenas parte daquilo que se pode encontrar no movimento Uma Vida Com Propósitos de Rick Warren. A leitura da Bíblia é colocada de lado pelo conselho dado para: “reunir um grupo de amigos e formar um Grupo de Estudo do livro Uma Vida Com Propósitos para revisar estes capítulos semanalmente.” “A última coisa que muitos crentes necessitam nos dias de hoje é ir para outro estudo Bíblico.”

bottom of page