Base de Fé

Distintivos da Igreja Batista Reformada da Palavra

A congregação reunida na Igreja Batista Reformada da Palavra tem como sua base de fé a Confissão de Fé Batista de 1689; e todos aqueles que são recebidos na membresia da igreja concordam e abraçam a seguinte declaração sumária de nossa crença:

1. A inspiração plena [total] das Sagradas Escrituras; sua autoridade e suficiência como, não somente contendo, mas sendo em si mesmas a Palavra de Deus. A confiabilidade da Escritura testemunha de si mesma como a única, completa e infalível Palavra de Deus; o Novo Testamento testemunhando da confiabilidade e caráter divino do Antigo Testamento; a necessidade também de uma fé reverente na Palavra e o ensino do Espírito Santo para um verdadeiro entendimento de seu todo.

2. A revelação da verdade e da vontade de Deus para Seu povo como já completa, estando contida nas Escrituras Sagradas a Bíblia; tendo cessado aqueles antigos canais da revelação [apóstolos e profetas] e os sinais que os acompanhavam [dons de revelação e de sinais].

3. A unidade da Divindade e a co-igualdade divina das Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo eternamente; a soberania de Deus na criação, providência e redenção.

4. A deidade verdadeira e própria de nosso Senhor Jesus Cristo; Seu nascimento virginal; Sua real e perfeita humanidade; a autoridade de Seu ensino; e a infalibilidade de todas as Suas declarações; Sua morte substitutiva na cruz como sendo a única e a completa e a suficiente expiação por pecados; Sua ressurreição corporal e ascensão ao Céu; Sua intercessão sacerdotal presente e contínua pelo Seu povo; Seu retorno pessoal visível em glória.

5. A justificação do pecador unicamente pela fé, através dos méritos expiatórios de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

6. A depravação total da natureza humana em consequência da Queda do Homem de seu estado original de perfeição no qual ele foi criado; por meio de tal queda toda a raça humana está em um estado de condenação e separação do Deus Santo, e pode somente ser liberta pela obra divina da regeneração e redenção.

7. A graça soberana de Deus, a saber, Seu favor gratuito e imerecido; e que pela Sua escolha exclusiva o eleito tem sido predestinado para a salvação.

8. A obra da regeneração, conversão, santificação e fé como não sendo um ato do livre arbítrio e poder humano, mas da graça poderosa, eficaz e irresistível de Deus através do Espírito Santo.

9. Todos aqueles que são escolhidos pelo Pai, redimidos pelo Filho e santificados pelo Espírito irão certamente e até o fim perseverar, de modo que nenhum deles jamais perecerá, mas terá vida eterna.

10. A ressurreição do corpo; o julgamento do mundo pelo nosso Senhor Jesus Cristo, com a eterna bem-aventurança dos redimidos, e a eterna punição daqueles que por fim rejeitam Cristo como Salvador.

11. A observância da instituição divina do Batismo de crentes pela imersão, em obediência de amor e como um ato de testemunho, mas não como outorgando qualquer graça regenerativa. A observância da Ceia do Senhor como uma comemoração da morte de nosso Senhor, mas a Ceia do Senhor não como sendo um sacrifício pelo pecado ou envolvendo qualquer mudança da ou adição à substância do pão e cálice.

12. A autoridade e prerrogativa exclusiva de Cristo para o governo de Sua igreja através do Espírito Santo que fala em Sua Palavra.