Raízes e História da Igreja Batista Reformada da Palavra

“Assim diz o Senhor: ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas,

qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas...”  - Jeremias 6.16

   A Igreja Batista Reformada da Palavra é o primeiro trabalho Batista distintamente Reformado plantado na cidade de São Paulo em toda sua história. Foi iniciado em abril de 2012, no distrito do Ipiranga; para adoração a Deus, ensino da Palavra de Deus, edificação dos santos e pregação de Seu Evangelho da graça redentora. Como um ponto de pregação, e reunião do povo de Deus em torno das ordenanças do Senhor, adotamos inicialmente o nome indicativo: Missão São Paulo - Batista de Fé Reformada, enquanto, pela graça do Senhor, o trabalho se formava. Em 2015 a Igreja decidiu pela adoção do nome Igreja Batista Reformada da Palavra, por indicar, com mais clareza, a natureza e o foco da congregação do povo de Deus aqui reunida.

   Este é um trabalho pioneiro, fomentado pelo Tabernáculo Metropolitano de Londres (The Metropolitan Tabernacle), igreja batista reformada independente, uma vez pastoreada por Charles H. Spurgeon. O trabalho foi plantado e é conduzido pelo missionário e Pastor Ábner Eliel Araújo, junto com todos os irmãos que servem ao Senhor nesta congregação.

O Pastor Ábner Eliel é casado com Hanneke Araújo. Ele foi enviado ao Brasil em 2011 para início deste trabalho após nove anos de membresia, treinamento teológico e serviço ao Senhor no Metropolitan Tabernacle junto ao Pr. Peter Masters e os presbíteros e diáconos daquela igreja - http://www.metropolitantabernacle.org/Church-Details/Overseas-Pastors.

 

   A Igreja Batista Reformada da Palavra posiciona-se em uma linhagem Evangélica Reformada distintamente Batista e Calvinista. Por ter nascido como uma congregação do Metropolitan Tabernacle de Charles H. Spurgeon nossa igreja mantem laços históricos diretos com os Puritanos Batistas Ingleses. No ano de 2012, quando a Igreja Batista Reformada da Palavra teve seu início, a Igreja Batista Metropolitan Tabernacle completava seus 362 anos de história ininterrupta de adoração e serviço a Cristo.

 

Breve História da Igreja Batista Reformada Metropolitan Tabernacle

 

   A comunhão do povo de Deus do Tabernáculo Metropolitano de Londres remonta ao ano de 1650; trinta anos após os Pais Peregrinos Ingleses (Pilgrim Fathers) partirem da Inglaterra para a Nova Inglaterra (Estados Unidos), para a colonização puritana de partes daquele país.

 

   Naquele período o Parlamento Inglês havia tornado ilegal e banido todas as reuniões dos Batistas. O Tabernáculo traça suas raízes a partir de uma congregação Batista de Londres que bravamente resistiu a inúmeras e constantes perseguições; e se reunia no distrito de Kennington, em uma residência pertencente a uma crente conhecida como Viúva Colfe. Sobe o pastorado de William Rider, seu primeiro pastor (que possivelmente veio a falecer durante a Grande Praga ou Peste Negra de Londres), o número de congregantes ali aumentou rapidamente naquele período.

 

   Após William Rider, a igreja foi pastoreada por Benjamin Keach, que foi famoso por seus livros (ainda impressos hoje); comentários dos milagres, parábolas e metáforas da Bíblia. Como um líder preeminente entre os Batistas da época, Keach conduziu a igreja através de um período de muita perseguição, e foi responsável por construir a primeira capela para a igreja, próximo a região de Tower Bridge, bem logo os Batistas receberam liberdade de culto, em 1688.

 

   O Dr. John Gill, cujos comentários bíblicos ainda hoje são impressos, tornou-se o pastor daquela igreja em 1720; pastoreando-a por 51 anos. John Gill foi um dos maiores estudiosos bíblicos de seu tempo. Durante seu ministério a igreja ofereceu forte suporte e auxílio ao ministério de pregação de George Whitefield, que pregava em ar aberto nas proximidades da igreja, na área verde de Kennington Common. Ali, em 1739, os primeiros sermões do Grande Avivamento conduziram milhares de pessoas a experiência do novo nascimento.

 

   Após o Dr Gill veio o Dr John Rippon (em 1771), cujo pastorado durou ali 63 anos; e neste período a igreja tornou-se a maior congregação Batista do País.

 

Charles Haddon Spurgeon

   O próximo pastorado longo e notável que a igreja experimentou foi o de Charles Haddon Spurgeon, que pregou pela primeira vez par aquela congregação no ano de 1853 (quando a igreja ainda se reunia na capela da rua New Park Street). Sua chegada ali logo atraiu uma enorme quantidade pessoas, de tal maneira abarrotando a capela, que os cultos precisaram ser transferidos para um grande edifício alugado na região próxima de Strand; e logo depois para o grande salão do teatro musical Royal Surrey Gardens Music Hall, onde 10.000 pessoas podiam ser reunidas.

 

   O local atual de reuniões da Igreja Batista Reformada Tabernáculo Metropolitano foi adquirido, em parte, por causa de sua localização proeminente, e em parte porque se reconhecia que, historicamente, aquele lugar fora o local do martírio, por fogo, dos Mártires de Southwark. Por esta razão a pedra de fundação do prédio do Tabernáculo Metropolitano carrega a inscrição: “O sangue dos mártires é a semente da Igreja”. Durante o ministério de Charles H. Spurgeon ali, dezenas de milhares de pessoas foram convertidas a Deus sob a pregação da Palavra. Hoje aquela igreja ainda permanece firme nos caminhos antigos da fé.

   Charles Haddon Spurgeon pastoreou o Tabernáculo por 38 anos; fundou uma escola de pastores (Spurgeon´s College), um orfanato, uma sociedade de literatura cristã reformada, e a revista The Sword and the Trowel. Mais de 200 novas igrejas foram iniciadas só nos arredores da cidade de Londres, e pastoreadas por seus estudantes. Seus sermões impressos (que ainda são publicados em muitas línguas) compreendem 63 volumes. Em 1887, próximo ao final de seu ministério, Spurgeon conduziu a igreja para fora da Convenção Batista de Londres, por causa da profunda influência do liberalismo teológico na convenção Batista. Hoje o Tabernáculo continua uma igreja Batista Reformada Independente em obediência ao comando bíblico de não se manter em terreno comum com ensinos não bíblicos.

   A Igreja Batista Reformada da Palavra possui um senso de grande privilégio e responsabilidade por poder compartilhar esse laço espiritual e histórico direto com tão grande herança reformada.   S.D.G

Metropolitan Tabernacle´s Endorsement Letter

MAPA DO SITE
LOCALIZAÇÃO

Rua Bom Pastor, 2167 - Ipiranga

São Paulo / SP - CEP 04203-052

 

contato@igrejabatistareformada.org.br

+55 (11) 96076-2001

© 2018 Igreja Batista Reformada da Palavra.